
Quando comecei a ficar com a curiosidade acentuada acerca do tema cabelos, olhei vários blogs e reportagens e me deparei com uma questão que desconhecia: a polêmica dos parabenos.
Afinal, o que são os parabenos e o que eles tem a ver com cabelos? Farei uma explicação breve.
Bem, depois de pesquisar um pouco, descobri que os parabenos são substâncias utilizadas como conservantes. E, por isso, são aplicadas a diversos produtos no nosso dia-a-dia, seja na área alimentar, na indústria farmacêutica e, aqui a parte que mais nos interessa nesse momento, em cosméticos.
Todavia, estudos internacionais têm apontado a possibilidade de haver um ponto negativo muito forte no uso (ou abuso) dos parabenos.
Ocorre que, algumas pesquisas recentes sugeriram uma relação entre os parabenos e alguns distúrbios hormonais e, ainda pior, certos tipos de câncer .
Devido a isso, atualmente já há diversas empresas que aboliram os parabenos de suas composições, o que é realmente opcional já que, no Brasil, eles são permitidos, desde que dentro da quantidade autorizada pela ANVISA.
Mas, muita calma nessa hora, minha gente! Não saiam desesperados, jogando tudo o que tem fora, pois ainda não foi apresentada uma comprovação de que tais compostos químicos possam efetivamente causar câncer ou ocasionar um outro malefício a saúde.
Aliás, viver está complicado, afinal, estamos cercados...O que hoje em dia não é considerado cancerígeno? Difícil listar muita coisa, né? =/
Então, recomendo apenas evitar. Se houver dois produtos igualmente bons e um deles tiver parabenos e outro não, opte por aquele que te deixar menos preocupado.
Aqui no blog, nas resenhas que farei, irei destacar os produtos com parabenos, para aqueles que estiverem optando por não adquiri-los. ;-)
Nenhum comentário:
Postar um comentário